quarta-feira, 6 de julho de 2011

Novos paradigmas educacionais

O  filósofo Mario Sergio Cortella  neste vídeo cita as características, posturas e movimentos que os educadores devem cultivar para a construção de novos paradigmas na Educação.


Trata tambem da distorção pedagógica quando o professor faz comparação entre os alunos de anos atrás e os de hoje. Que é necessário repensar essas atitudes e se modernizar procurando viver no presente. E que é preciso que haja mais maturidade, para que ocorram as mudanças na educação.
Enfatiza também as concepções de Paulo Freire sobre os três tipos de Paciência, a pedagógica, a histórica e a afetiva. A Paciência pedagógica é perceber que ensinar e aprender exige maturação e podem demorar certo tempo. Paciência histórica é perceber que algumas coisas têm seu tempo. Se forem tentadas antes podem ser conduzidas ao fracasso; se não forem tentadas no momento certo, podem perder a eficácia. Paciência afetiva é a percepção de gostar e ser gostado, de tomar conta do outro, o que não é simples. Praticar a paciência é ouvir o outro, prestar atenção antes de opinar. É compreender, o que não significa necessariamente aceitar; porém, aceitar ou rejeitar sem antes ter compreendido é preconceito. Mas para tanto é necessário que haja muito equilíbrio para que ocorram as mudanças.

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