Sendo a WEB 2.0 a nova fase da internet, baseada em inteligência coletiva, através de interação entre seres humanos tendo como objetivo somar o que se sabe com o que se deseja saber, enfim numa multiplicação dos saberes.
Relacionando a Web 2.0 com a educação, mostrando que, através da tecnologia da informação e comunicação, poderia haver novas fontes e formas para a aquisição desse conhecimento.
A colaboração e geração de conteúdo exercem papel importante e fundamental na reflexão das possibilidades de aprendizagem.
Nesse contexto, pode-se entender de que modo os ambientes on-line contribuem e se caracterizam para o desenvolvimento da aprendizagem, bem como, a reestruturação de todo o processo ensino aprendizagem, como a otimização da parte operacional do ensino, tanto presencial como à distância. O uso dessas novas tecnologias associadas à educação tem efeitos impactantes na melhoria da condição de vida do ser humano, na escola, na vida social e econômica, pois o indivíduo encontra facilidades de aprender de forma autônoma, constituindo uma alternativa mais rica e diversificada pela variedade de fontes, organização e flexibilidade temporal e local, e cooperação. Essa tecnologia possui um potencial capaz de mudar a natureza do ensino e aprendizagem, questionando o papel tradicional das instituições educativas gerando oportunidades para que todos, sem distinção de classe social, região geográfica, possam ter um futuro melhor através da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário